top of page
Design sem nome (4).png

Pensando em adotar um gato?

Atualizado: 26 de jun. de 2023

Se você já pensou bastante, e está pronto para adotar um gatinho, temos um conselho valiosíssimo pra te dar: adote dois!



Existem vários motivos pelos quais você deveria levar esse conselho em consideração, e sim, nós vamos te dizer exatamente quais são:


1-Muitas pessoas, algum tempo depois de adotar seu primeiro gato, se apaixona completamente por ele e resolve adotar mais um. Aí, o processo de adaptação de um gato adulto com outro adulto, ou mesmo um filhote, passa a ser muito mais complicado, exigindo mais paciência e cuidado do que se dois filhotes ou dois adultos já socializados fossem adotados juntos desde o início.


2- Amor em dobro: se você ainda não sabe quanto amor e carinho pode receber de um gato, com certeza vai preferir descobrir da melhor maneira: em dobro!


3- Não existe nada mais relaxante do que assistir a dois gatos brincando, ou dormindo juntinhos. Comprovado: É mais eficaz do que uma sessão de terapia. Para isso, é muito importante criar um ambiente seguro e divertido para seus gatinhos. Chamamos de enriquecimento ambiental. Torne sua casa atrativa, divertida e misteriosa para eles. Gatos gostam de se esconder, desbravar, desafiar seus próprios limites. E em dupla, tudo isso se torna ainda mais divertido. Com a parceria que eles criarão brincando juntos, com certeza terão bem menos chance de desenvolver algum problema comportamental grave, como a depressão ou a ansiedade durante uma possível separação temporária dos donos. Eles sempre terão um ao outro para se apoiar.


4- Se você é uma pessoa que passa muito tempo fora de casa, adotar dois gatos é a melhor escolha que você pode fazer, já que no tempo em que ficarem sozinhos, farão companhia um ao outro e sentirão menos a sua falta. (não que eles não te amem, tá?)


5- A relação de-gato-pra-gato é muito valiosa, e a partir do momento em que um gato é adotado filhote, e vive a vida inteira sem interagir com outros gatos, ele perde alguns aprendizados importantes, como se relacionar com seu semelhante, como interagir e se comunicar, e o mais importante: a dividir o território. Ter essa convivência com outro gato, faz com que eles descubram coisas sobre si mesmos que não seria possível se vivessem sozinhos, pois é observando o comportamento um do outro, que eles aprenderão e criarão laços fraternais, dando conforto e segurança um para o outro. Um gato mais retraído, por exemplo, observando um parceiro mais desbravador e curioso, pode desenvolver muito mais habilidades e se tornar muito mais ativo do que seria se não tivesse essa referência.


6- Depois dos gastos iniciais com vacina, vermifugação e castração, os custos de manter dois gatos serão praticamente os mesmos de apenas um. Gatos comem pouco, e um saco de ração dura bastante. No início, por serem filhotes, só precisarão de uma caixinha de areia, que inclusive, você pode fazer render mais, misturando a areia com farinha de mandioca. Depois que crescerem, será necessário mais uma caixinha (de preferêcia, o ideal é manter 1 caixa por gato + 1 extra), mas nada que seja motivo para desistir da ideia de ter uma dupla. Gatos se divertem com qualquer coisa, então, o melhor brinquedo que você pode conseguir pra eles é uma caixa de papelão e uma bolinha de papel. E, se você tiver alguma habilidade manual, ainda pode construir seu próprio arranhador, usando canos e corda de sisal, existem muitos tutoriais pela internet que podem te ajudar nessa tarefa.


7- Gatos não exigem muito trabalho e manutenção. Logo, se você acostumar seus gatos desde filhotes, cortar as unhas e dar banho não serão um problema. Eles precisam se acostumar a serem tocados, isso tornará essas missões muito mais agradáveis. Se forem vira-latas, melhor ainda! Banho, só se for de extrema necessidade. Lá uma vez ou outra. Já se forem gatos de pelos longos, exigirão um pouco mais de atenção, com escovações diárias. Por isso, é bom se atentar a esse detalhe, de acordo com a sua disponibilidade, na hora de adotar. Lembre-se sempre: apesar da fama que os gatos têm, de serem independentes e solitários, quase nunca isso chega a ser verdade. Gatos são filhos, e exigem atenção, amor, cuidado, e muito, muito carinho. E é importante saber que adotar é coisa séria, e a partir do momento que você abre espaço em sua vida para um animal, seja ele gato, cachorro, ou qualquer outro, você passa a ser responsável pelo bem estar e principalmente pela segurança dele. É imprescindível, nos dias de hoje, evitar o acesso à rua, telando as janelas ou os muros da sua casa. Gatos que vão para a rua vivem muito menos que gatos que vivem apenas em casa, pois ficam expostos à doenças sem cura, com a FIV (aids) e a FELV (leucemia), à crueldade humana e a acidentes. Gatos se adaptam perfeitamente a qualquer ambiente, então, não precisa se preocupar se seu apartamento é pequeno. Desde que seja seguro, eles ficarão bem. Então, antes de adotar um gatinho, pense bem se você está realmente pronto. E se a resposta for sim, ótimo! Se você tá preparado para adotar um, com certeza também está para adotar dois! Parabéns! Agora é só deixar eles te encontrarem e vir fazer uma visita para os nossos!

496 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page